quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Para ser líder, é preciso estar preparado

Por Sonia Jordão

Para chegar a ser líder é preciso querer ser líder. Há quem prefira dedicar mais tempo à vida particular que ao trabalho. As responsabilidades e cobranças são grandes e é necessário ter disponibilidade e vontade para assumir a liderança em qualquer situação. Se esse não for o caso, pode-se contribuir com a equipe individualmente, ajudando no crescimento e no sucesso sem ter essas responsabilidades.

Para se sentir preparado busque conhecer todos os problemas pessoais e profissionais e gerencie suas soluções. Você pode, por exemplo, ter uma dívida e planejar seu pagamento, não pode é simplesmente esquecer a dívida. Ter problema não é problema. Problema é não conhecê-los e não gerenciá-los.

Você já reparou quantas novas profissões e especializações surgem a cada ano? Até bem pouco tempo atrás tínhamos pouquíssimas profissões, poucas opções de escolha. Mas o conhecimento também proporciona escolhas. Cada dia mais nós somos forçados a decidir o que queremos ser.

Agora, se você preencher o requisito básico da disponibilidade de aceitar responsabilidades, não se renegue como líder em potencial. Coloque-se no lugar certo e aguarde o melhor momento. O importante é parecer confiante, mesmo se esta não for a realidade em seu interior. As pessoas não irão perceber e poderão valorizá-lo pelo que você aparenta. Agora, procure se preparar o melhor possível sempre, pois quanto mais preparado você estiver, mais confiança irá transmitir aos outros.

Você pode se considerar preparado e se dizer um bom líder quando:

• Souber exatamente o que todos da equipe devem fazer.
• Conseguir definir metas difíceis, mas realizáveis para todos da equipe.
• Tiver condições de avaliar as metas de maneira fácil.
• Todos os membros da equipe souberem exatamente o que devem fazer.
• Tiver escrúpulos e for um exemplo para a equipe.
• For imparcial, justo e tratar os membros da equipe como iguais.
• For responsável.
• Interessar-se sinceramente pelos membros da equipe.
• Confiar e apoiar os membros da equipe.
• Conseguir ser flexível e ajustar seu estilo de liderança às circunstâncias.
• Incentivar e reconhecer os progressos e êxitos de todos na equipe.
• Conseguir se adaptar às metas da equipe quando necessário.

E quanto à aposentadoria? Você acha que ela representará o fim de sua vida de trabalho? E se ela ocorrer na faixa dos seus 50 anos, você está preparado para ficar até os 90 anos sem nenhuma atividade profissional? E o que você irá fazer quando esse momento chegar? Já pensou nesse assunto?

Mesmo que seja por causa das necessidades econômicas, sua vida profissional deverá continuar. Por mais que as pessoas invistam em seus planos de aposentadoria, somente um número muito reduzido delas poderá viver sem alguma forma de rendimento extra. Cada dia mais nós temos a possibilidade de chegar aos 100 anos com lucidez. Os pesquisadores de medicina, juntamente com os da engenharia genética, estão possibilitando que isso se torne realidade.

Fique atento, porque não é possível tornar-se um líder em um curso de 20 horas. Cursos, seminários, palestras, livros e textos que você ler irão despertá-lo para os conceitos de liderança. O resto virá no aprendizado diário e sem fim. Para se tornar um grande líder você precisa trabalhar muito e duro. Lembre-se de que os líderes exalam autoridade e esta precisa ser conquistada.

Pense sobre tudo isso e procure estar preparado!

Extraído do livro de Sonia Jordão A arte de liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado.

Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante, consultora empresarial e escritora. Autora do livro “A Arte de liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado”, e dos livros de bolso “E agora, Venceslau? Como deixar de ser um líder explosivo” e “E agora, Lívia? – Desafios da liderança”.

e-mail: contato@soniajordao.com.br

Sites: www.soniajordao.com.br, www.tecernegocios.com.br, www.umnovoprofissional.com.br e www.editoratecer.com.br. 



Blog: http://soniajordao.blogspot.com 

Siga-me no twitter: http://twitter.com/soniajordao

Nenhum comentário:

Postar um comentário